segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estação de Metro das Olaias com acessos avariados há anos

Eu, o Cidadão Indignado, adoro exercício, ir a pé para o emprego, subir e descer escadas. Mas entendo que nem todos assim são, e muitos nem o podem ser, quer por razões de saúde, quer por terem crianças pequenas que os acompanham, etc.

Assim sendo,  de há uns tempos para cá que monitorizo a situação da entrada do Metropolitano das Olaias, em Lisboa.Como se não bastasse o elevador estar parado há literalmente anos, uma das extensas e úteis escadas rolantes dessa estação não funciona há mais de um ano. Há quase dois meses atrás alertei a empresa do Metropolitano para esse facto (como se não o soubessem já...). A resposta que me chegou foi a seguinte:


Assunto: reclamação relativa ao funcionamento de escadas e elevadores no ML.



Exmo. Senhor:



XXXXX XXXXX



Recebemos o e-mail que nos enviou em 2011.02.14, relativo ao assunto em referência



O Metropolitano de Lisboa tem de assegurar a máxima operacionalidade funcional de qualquer equipamento, designadamente das escadas rolantes e elevadores, observando sempre os devidos requisitos de segurança. Sempre que é reportada qualquer anomalia as escadas rolantes e os elevadores são imediatamente colocados fora de serviço para verificação e reparação.



Por outro lado, sendo equipamentos mecânicos, e não obstante a monitorização regularmente efectuada, há um tipo de avarias que implicam um período de reparação mais longo do que o desejável, seja pela complexidade que revestem, seja por envolverem a aquisição de componentes nem sempre disponíveis de imediato, acarretando em consequência os devidos transtornos aos nossos clientes.



Reconhecendo os incómodos que estas situações têm causado estamos a proceder a uma alteração de procedimentos relativos à respectiva manutenção para que o período de inactividade dos equipamentos seja o mais reduzido possível.

Estes procedimentos passam pela celebração de novos contratos, que se encontram sujeitos à observância de um conjunto de condicionalismos legais, designadamente do lançamento de concursos públicos, que têm também os seus próprios prazos.



Agradecemos os contributos que nos deu, apesar de algumas falhas continuamos a fazer um esforço para conseguir avisar os clientes destas situações e reparar o mais rápido possível as escadas e elevadores. Resta-nos apelar para a compreensão dos nossos clientes durante este período.





Com os melhores cumprimentos,

Não ponho em causa a simpatia e o profissionalismo das relações públicas da Metro Lisboa (e também não os invejo, a terem de arranjar desculpas esfarrapadas para o resto da empresa, que funciona de forma tão deficiente). Que miséria á esta, em que meses não chegam para reparar uma escada rolante, nem ANOS para atribuir a empreitada de reparação de um elevador? Não venham cá atirar poeira para os olhos. Dificuldades mecânicas que duram anos? Mais valia nesse tempo fazerem um elevador novo. E se o problema é a orçamentação... então os nossos dirigentes estão a planear as coisas neste País com muita antecedência, porque não funcionando o elevador há anos... quer dizer que têm tudo mesmo muito bem planeadinho, não? Tenham paciência, meus senhores. Entre esta incúria e as greves, já é um abuso da boa vontade do cidadão...

Sem comentários:

Enviar um comentário